DISCURSO PARA ENTREGA DOS TÍTULOS DE CIDADÃS SOROCABANAS ÀS SENHORAS DRª REGINA MARIA CARAMURU MORENO E DRª DRA. CARLA MARGARETH SCHMIDT

Assista à Sessão Solene completa:

Discurso do vereador Carlos Leite para a Sessão Solene de TCS.

Cumprimenta os presentes.

Esta noite é muito especial para nosso mandato popular e participativo, quando temos o imenso prazer de entregar à doutora Regina Maria Caramuru Moreno e à doutora Carla Margareth Schmidt títulos de Cidadãs Sorocabanas.

O Título de Cidadania, que hoje nossas homenageadas recebem, é a mais alta honraria que a cidade de Sorocaba pode conferir a alguém que não nasceu em seu solo, mas que contribuiu significativamente, em alguma atividade ou setor, para o desenvolvimento da cidade, quer no âmbito social, cultural, educacional, técnico, científico, dentre outros.

E a Doutora Carla e a Doutora Regina são ícones de contribuição para a cidade, no setor da saúde e do trânsito.

Ambas nasceram fora do território sorocabano, mas abraçaram e amaram profundamente o chão da Terra Rasgada. Trabalharam muito, e ainda trabalham de forma exemplar, contribuindo para o crescimento da cidade.

Podemos ver que há uma enorme reciprocidade entre Carla, Regina e Sorocaba. O afinco no trabalho demonstrado pelas duas doutoras é respondido com amor pela cidade. E hoje temos a oportunidade de selar essa amizade da terra mãe com suas filhas.

Vou passar agora a um breve currículo de vida das nossas duas homenageadas.

A doutora Regina Maria Caramuru Moreno nasceu em 16 de agosto no município de Leme, Estado de São Paulo. É filha de Leonidas Paiva e de Maria da Conceição Tavares Paiva. Casou-se em 1986 com José Ronaldo Moreno, com quem tem três filhos: Leonidas Paiva Moreno, José Moreno Pintor Neto e Renan Paiva Moreno.

Mudou-se para Sorocaba há 43 anos, em meados de 1972, ingressando na Faculdade de Medicina de Sorocaba – PUC/São Paulo para cursar medicina, onde se formou em 1978 e se especializou em Pediatria em 1980.

Possui várias especializações, dentre elas, a de Medicina do Tráfego, tendo ajudado a criar em 1989, juntamente com o então delegado de trânsito doutor José Ailton Ribeiro a Banca Especial de Deficientes Físicos, amparando e adaptando esses cidadãos na inclusão social, frente à condução veicular segura, melhorando suas condições de locomoção, tanto para  buscar trabalhos, como para o lazer.

Na Superintendência da Policia Técnica-Científica, com exercício no Núcleo de Pericias Médico-Legais de Sorocaba, desde 1992, passou a se dedicar à investigação e solução de problemas que acometem à sociedade sorocabana, bem como atuando nas causas e prevenções de violência doméstica, violência à mulher e às crianças, com a criação de programas específicos de atendimento médico às vítimas, junto ao Hospital Regional de Sorocaba.

Ainda no ano de 1990 foi admitida como Perita Médica Judicial, nas Varas do Trabalho de Sorocaba. Permaneceu no exercício desta função por cerca de 15 anos.

Vamos falar agora um pouco da Doutora Carla Margareth Schmidt.

Carla Margareth Schmidt nasceu em 04 de abril no município de Sapiranga, estado do Rio Grande do Sul, onde viveu até os três anos de idade, quando a família mudou-se para a capital gaúcha Porto Alegre. Veio a residir posteriormente em Araraquara, nos idos de 1985, onde permaneceu por três anos, quando trabalhou na área de seleção de pessoal na Citrosuco Paulista, na cidade vizinha de Matão. Também trabalhou como consultora em gestão de pessoas várias grandes empresas.

Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em 1982, mudou-se para Sorocaba em 1988, onde passou a atuar na área de trânsito.

Em 1989 se credenciou junto ao Detran/SP para atuar em “Perícias de Trânsito” para concessão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), obtendo o Certificado de frequência no Curso de Formação de “Psicólogo Perito Examinador de Trânsito” em 1989.

Foi pioneira em nosso município na obtenção do título de “Psicóloga Especialista em Psicologia do Trânsito”, pelo Conselho Federal de Psicologia, formação e título que passou a ser exigido a partir de 2015, porém há 15 anos foi a precursora na busca da formação à nível de “especialização em trânsito”, elevando assim a qualidade dos serviços prestados na área.

Possui várias especializações. Como psicóloga Perita em Trânsito também é pioneira por especializar-se junto às Escolas Formadoras no Sistema Educacional de Trânsito, tendo obtido várias credenciais como profissional do trânsito.

A doutora Regina e a doutora Carla são parceira na atuação em clínica que oferece serviço de exames médico e psicológico para candidatos à obtenção e renovação de CNH, que é pioneira na prestação de serviços de “Banca Especial para Deficientes Físicos”, o que com certeza oferece um diferencial para Sorocaba.

Por todos esses motivos, que precisamos resumir, senão passaríamos horas aqui falando das especializações dessas duas doutoras, nossas homenageadas recebem, hoje, o título de cidadãs sorocabanas. Meus parabéns!

****FIM****

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *