Carlos Leite cria Dia do Grafite e da Arte Urbana em Sorocaba

A Câmara Municipal de Sorocaba derrubou o veto parcial do Prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) ao projeto de lei do vereador Carlos Leite (PT) que institui na cidade a semana do dia 27 de Março de cada ano como a “Semana Municipal do Grafite e da Arte Urbana”. O dia 27 será o dia específico da comemoração.

O projeto determina que, durante a semana, o Poder Executivo realizará esforços no sentido de promover palestras, eventos, ações e campanhas educativas e de promoção do Grafite e das Artes Urbanas.

123

Pannunzio vetou parcialmente o projeto por entender que ele atribui obrigações à Prefeitura. Contudo, a Comissão de Justiça da Câmara entendeu de forma diferente, e propôs o não acatamento desse veto.

“A data deve ser comemorada anualmente na última quinzena de março, incluindo que o dia 27 de março, data do falecimento de Alex Vallauri, pioneiro do grafite no Brasil. Nascido na Etiópia em 1949, filho de italianos, Vallauri foi grafiteiro, pintor, artista gráfico, desenhista cenógrafo e gravador”, esclarece Leite em seu projeto.

Segundo ele, “o grafite surgiu no Brasil na década de 1970. Primeiro através das pichações poéticas e depois com a ‘stencil art’, técnica que consiste em aplicar desenhos moldados em máscaras de papel-cartão grosso, com reprodução seriada. Rapidamente, esse tipo de intervenção artística foi ganhando adeptos, tornando-se um movimento artístico de grande influência na capital paulista, chamando a atenção de todo o País”.

Para o vereador Carlos Leite, “o grafite expressa símbolos, ideologias, protestos e, principalmente, é capaz de mudar a estética urbana de uma cidade. Para os artistas, qualquer muro pode se transformar em uma tela branca. Muros, prédios, calçadas, bancos de praças podem migrar inclusive para a moda”, escreve em seu projeto.

Para leite, a arte urbana é entendida como toda manifestação e expressão artística no espaço coletivo (como estátua viva, música, malabarismo, palhaçada e teatro, dentre outras), excluindo-se ações de vandalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *